A instituição do feriado estadual de 20 de novembro é uma importante reivindicação do movimento social negro do Paraná. Nos municípios de Londrina e Guarapuava já existem leis instituindo o feriado municipal. Um convite a todo o movimento social negro a estar na Assembleia Legislativa nesta segunda.
A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná votará na sessão da próxima segunda-feira (24) o projeto de lei 211/11, do deputado Professor Lemos (PT), que institui o feriado estadual do dia 20 de novembro, em homenagem ao aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e ao Dia da Consciência Negra. Pelo projeto, o Poder Público Estadual também está autorizado a executar ações comemorativas pela celebração.
A data de 20 de novembro já é lembrada no calendário de todas as escolas. A Lei 10.639/03, em vigor desde 2003, além de tornar obrigatório o ensino da história da África e dos africanos, institui 0 20 de novembro como dia da consicência negra.
Em oito Estados , 0 20 de novembro é comemorado como feriado estadual.
Nesta data, no ano de 1695, Zumbi foi assassinado na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, na repressão ao Quilombo dos Palmares.
Viva Zumbi dos Palmares! Viva mais um herói brasileiro!
Com informações do Portal: www.app.com.br
Por José Andrade em 8 de novembro de 2011 às 13:52.
Já tem feriado demais, por mim deveria ter dois feriados apenas, dia 21 de abril e 7 de setembro…
Os negros têm de parar de se achar inferiores…
Por paixao em 11 de novembro de 2011 às 20:38.
A reivindicação pelo 20 de novembro não tem nada a haver com sentimento de inferioridade do negro. Ao contrário, o feriado é um resgate da própria história de lutas do povo brasileiro. Viva Zumbi! Viva o Brasil!