Professores e funcionários se reúnem,a partir das 8h30, no salão da Paróquia Santo Antonio no Orleans
Neste sábado, educadores de todo o estado participam da Assembleia Estadual da APP-Sindicato. Os presentes irão definir um calendário de mobilização já para o início do ano de 2012. Um dos principais itens que a categoria reivindica é a implementação da legislação nacional que prevê de 33% de hora-atividade na jornada de trabalho dos professores. A hora-atividade é um tempo, dentro da jornada de trabalho do professor, destinado a realização de atividades na escola fora da sala de aula, como, preparação de aulas, correção de provas, atendimento à estudantes, planejamento pedagógico, entre outras.
A luta pela hora-atividade é antiga em todo o país. Aqui no Paraná, em 1996, os educadores lançaram, através da APP-Sindicato a campanha “ Chega de trabalho escravo! Hora-atividade já!” Após um processo intenso de luta, culminando com uma greve no ano de 2000, conquistamos em 2001, 10% de hora-atividade. Percentual ampliado para 20%, em 2003, após negociação com a equipe de transição do governo Requião.
A luta no Paraná, e em nível nacional fez com que em 2008 fosse publicada a Lei Nacional 11.738 que institui o Piso Salarial Nacional Profissional para os educadores de todo o país. A nova legislação trouxe, além de um Piso Nacional, a obrigatoriedade de destinar 1/3 da jornada de trabalho dos professores para a hora-atividade. Uma grande conquista, mas que ainda não foi implantada no Paraná. O empecilho era uma Ação Direta de Inconstitucionalidade que tramitava no Supremo Tribunal Federal a pedido de cinco governadores. Em maio deste ano, o Supremo declarou constitucional a Lei do PSPN. O atual governo do Paraná implementou o valor do Piso, mas não o 1/3 de hora-atividade.Sempre é bom lembrar que a luta da APP-Sindicato e das entidades representativas dos trabalhadores em educação do país é de 50% de hora-atividade.
A Assembleia Estadual da APP-Sindicato refletirá a preocupação da categoria com a reivindicação da hora-atividade. Há um quadro de adoecimento nunca visto no meio dos educadores. A jornada de trabalho do professor está cada vez mais desgastante. A ampliação da hora-atividade com certeza irá contribuir com a melhoria das condições de trabalho dos educadores e, com a ampliação da qualidade da educação do Paraná. Além da hora-atividade, a Assembleia da APP tratará de outros temas importantes para a carreira de professores e funcionários, como o atendimento a saúde, o cargo de 40 horas, concursos públicos, adequação nas carreiras, entre outros.
Por Maria Josiane do Nas em 17 de dezembro de 2011 às 13:40.
Muito justo o aumento da hora atividade, temos 4 avaliações para corrigir em cada bimestre, sem contar as provas de recuperação que são mais duas…temos que lutar, pois não ganhamos nenhum centavo quando estamos em casa corrigindo provas e planejando aulas para o dia seguinte enfim o trabalho continua fora da sala, fora da escola.