Ontem, depois de algum tempo andei pelas ruas da área central de Curitiba.
Tenho ido muito pouco ao centro, visto a mudança da sede da APP-sindicato, que saiu do Edifício Asa para ser instalar na Avenida Iguaçu.
É sempre bom voltar ao centro. De lá lembro momentos importantes da minha história. Época de estudante universitário na UFPR e do trabalho nas Livrarias Curitiba. Época dos cines Groff, Ritz, Astor, Avenida, e tantos outros que já não existem. Época das tardes de boas e alegres conversas com o escritor Dalton Trevisan. Época de muitas leituras. Época dos grandes comícios na Boca Maldita. Época de descobertas e de encontros. Como diria Vinicius de Moraes: “ A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida.”

Durante esta breve caminhada, coincidentemente, no meio do dia, me vejo em frente a Lanchonete/Confeitaria Dois Corações. Não deu outra! A nostalgia me apontou o lugar do almoço. Pedi, como se estivesse voltando ao passado, uma lasanha à bolonhesa. Que maravilha! O sabor físico foi um detalhe. Saboriei mesmo foram as boas lembranças daquele período. Em cada pedaço, um pouco de história, saudades e nostalgia, e alegria por saber que o que sou hoje tem muito haver com as relações que estabeleci durante a vida.