Um ano da não obrigatoriedade do diploma para os jornalistas
Quando saiu a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) – que pôs fim à obrigatoriedade da formação superior específica para o exercício do Jornalismo – participei, junto com o Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor–PR), de algumas mobilizações em defesa do diploma.
Na última quinta-feira (17), foi o aniversário de um ano deste equívoco infame do Supremo. A categoria, aqui no Estado, voltou a protestar. Desta vez, com uma atividade na praça Carlos Gomes, que consistiu na divulgação da luta dos jornalistas brasileiros de recuperar, via Emenda à Constituição, a obrigatoriedade do diploma.
Correios S/A
Outro assunto que tem suscitado a preocupação do movimento sindical, e dos trabalhadores dos Correios, é a proposta de transformar a empresa em uma sociedade anônima. A ideia não é nova e, por sinal, é defendida pelo próprio presidente da ECT. Mas tanto os trabalhadores, como a uma Frente Parlamentar em Defesa dos Correios criada no Câmara Federal, rechaçam a iniciativa.
Várias entidades também estão se posicionando contra. Os educadores do Paraná, por exemplo, votaram uma moção de repúdio, na última assembleia da categoria, realizada no dia 19 de junho, à assinatura da Medida Provisória que cria os Correios S/A. Para todos nós, a assinatura da MP significará a total privatização dos Correios.
Comentários
Nenhum comentário | Deixe um comentário »