A oitava edição do Fórum que acontece de 27 a 29 de julho trará como tema a” Cosmovisão Africana e Indígena: olhares sobre as histórias, religiões e tecnologias”

Acontece de 27 a 29 de julho, no Centro de Educação Profissional Comendador Umberto Scarpa, em Pinhais, o VIII Encontro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial. Numa realização da APP-Sindicato, Acnap, Unegro, Ipad Brasil, Anpir, Sismmac, Neab-UFPR, Secretaria de Educação de Pinhais, governos de Curitiba, Paraná e Brasil, o encontro terá como tema “Cosmovisão Africana e Indígena: olhares sobre as histórias, religiões e tecnologias”.

A abertura oficial contará com palestra “Educação e Diversidade Ético Racial no Espaço Escolar”, da professora Marcilene ‘Lena’ Garcia de Souza, no dia 27 à noite. No dia 28, haverá as palestras “Educação e tecnologia na cosmovisão africana”, de Marcos Rodrigues da Silva, e “O Plano Nacional de Educação e a Edudação das relações étnico-raciais”, de Celso José dos Santos, e as mesas “Territórios indígenas” e “População negra: gênero e diversidade sexual”.

Para o dia 29, estão previstos os seguintes minicursos: “Lei nº 10.639/2003: a história e a cultura afro-brasileiras e africanas”; “Lei nº 11.645/2008: a história e a cultura indígenas; saberes e educação quilombolas”; “O uso da matemática no cotidiano guarani”; “Cosmovisão africana e tecnologia: articulações com a educação”; “Etnomatemática africana e educação”; “Projeto político-pedagógico nas escolas indígenas”; “Religiões de matriz africana e educação”; “Línguas xetá e guarani nas escolas”; “Histórias e saberes ciganos”; “Comissões permanentes da diversidade e equipes multidisciplinares”.

Também estão previstas para o dia 29 as mesas “Experiências nas ações de implementação da educação das relações étnico-raciais” e “Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Paraná: histórico, desafios e perspectivas”. Ao final, será realizada assembléia geral do fórum e a escolha do município-sede do próximo encontro.

O prazo para inscrições já se encerrou, mas quem ainda quiser participar pode se inscrever diretamente no local do encontro. Mais informações com a Secretaria de Gênero e Igualdade Racial da APP pelo telefone (41) 3026-9855 (Lirani ou Solange), ou com Paulo Borges pelo telefone (41) 9693-2906. O Centro de Educação Profissional Comendador Umberto Scarpa fica na Avenida Ayrton Senna, 2650, em Pinhais.

Fonte: www.app.com.br

Cartaz_Forum