Depois de um bom tempo sem utilizar este blog, volto a utilizá-lo com intuito de publicar textos e ideias que tenham como objetivo o emporamento do povo negro. A primeira postagem deste retorno é para divulgar o livro A formação de intelectuais negros (as): políticas afirmativas nas universidades brasileiras, de minha autoria, editado pela Nandyala, em outubro de 2012. O livro (capa na parte de baixo deste blog) apresenta discussões e perspectivas que podem contribuir para o atual debate sobre políticas afirmativas no Brasil.

Sendo assim, ele pode ser do interesse de um amplo leque de pessoas e atividades, entre outras: professores em geral, estudantes universitários e vestibulandos, ativistas do movimento negro e outros movimentos sociais.

Segue texto da contracapa escrito pelo professor e pesquisador Paulo Vinicius:

“Esta obra de José Antonio Marçal aporta conhecimento relevante para a área, tanto do ponto de vista teórico-conceitual, quanto, em especial, da expressiva análise das entrevistas realizadas. O corpo de conhecimento que vem sendo criado, muitas vezes, tem tido impacto nos próprios debates sobre ações afirmativas, em novas universidades que passaram a adotar tais ações ou nas avaliações periódicas que outras universidades realizam. As questões sobre a hegemonia branca, a formação de pensadores negros e o ambiente acadêmico para os cotistas negros, analisadas pelo autor, trazem discussões e interpretações que aportam e qualificam o debate, sem respostas finais e suscitando mais perguntas e problematizações. Ao mesmo tempo, uma face de afirmação – a face do negro que se diz – perpassa o texto de forma constante, com relevante domínio do discurso intelectual, que se manifesta ora explícita, ora implicitamente.” (Paulo Vinicius Baptista da Silva – Universidade Federal do Paraná/ Educação).

Portanto, este deve ser um texto lido, debatido e questionado em salas de aula, em grupos de estudo, em cursos de formação. Enfim, este texto deve ser entendido como um pretexto… Desejo que ele sirva de motivação para novas ideias e novos textos que se transformem em ações concretas para a dignificação do povo negro.

Do blog do amigo José Marçal
http://josemarcal.blogspot.com.br/2013/02/um-livro-que-ajuda-qualificar-o-debate.html