Confira uma entrevista de Luiz Carlos Paixão concedida à revista Educação, n 100.
Qual o diagnóstico que você faz da educação básica no Brasil? Quais os principais problemas, avanços e retrocessos que a educação vive?
Para nós, é fundamental que o nosso país dê um salto de qualidade na educação. Por isso, julgamos fundamental um sólido investimento na educação básica brasileira. Nessa área, o país tem uma série de desafios que devem ser enfrentados de maneira articulada e planejada. Destacamos alguns: universalização do acesso à educação básica – no ensino fundamental atingimos cerca de 97% do universo de crianças em idade escolar. Ainda faltam 3%; um número muito grande de crianças sem estudar. No ensino médio, a situação é mais complicada ainda. Dos estudantes que concluem o ensino fundamental, menos de 30% alcançam o ensino médio.
Outra questão não menos preocupante diz respeito ao acesso à educação infantil. Segundo o IBGE (Censo de 2000), apenas 23% de crianças de 0 a 6 anos de idade freqüentam creches e pré-escolas. Permanência dos estudantes na escola – esse é outro desafio a ser enfrentado. A preocupação com a diminuição da evasão e da repetência tem acompanhado grande parte dos debates da educação. Os governos e os educadores têm enfrentado essa questão. No entanto, ela não se resolve de maneira isolada. Continue lendo »