Com o tema “Eu visto a camisa da educação!”, ocorreu na última quarta-feira (14), uma plenária com os candidatos a deputado federal, professor Luiz Carlos Paixão, e para deputada estadual, professora Lygia Puppato, no Clube Canadá, em Londrina, e reuniu professores e funcionários de escolas de educação básica e ensino superior.
Na abertura do debate, o presidente da APP-Londrina, professor Antonio Marcos Rodrigues Gonçalves, ressaltou que os trabalhadores da educação precisam ter representantes que ocupem os espaços políticos na defesa dos interesses da educação. “A APP sempre foi referência como sindicato atuante, mas é importante termos representantes comprometidos com as nossas bandeiras”.
O professor Edmilson Lenardão, que fez a mediação, destacou que as eleições são uma oportunidade para melhorar o Estado e o País. “Temos que votar com convicção em representantes que de fato vêem a educação como prioridade.
Licenciado da direção da APP para disputar uma vaga na Câmara Federal, Paixão colocou-se à disposição de continuar a luta em defesa da educação e dos compromissos históricos dos movimentos sociais, como a igualdade racial e a democratização da comunicação. Segundo ele, existe uma cultura da ausência do debate político porque sempre acreditamos que alguém vai resolver os nossos problemas ou vai lugar por nós.
“Quero ser um instrumento para a organização da população. O discurso em defesa da educação de banalizou, aparecendo sempre como prioridade de todos. No entanto, faltam investimentos que valorizem os professores, a educação. É preciso resgatar a credibilidade do professor e o papel central da escola como local de conhecimento.”
Lygia Puppato fez um breve relato de sua atuação à frente da reitoria da Universidade Estadual de Londrina e da Secretaria do Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “A educação é uma só, desde a educação infantil até a pós-graduação. É preciso compromisso para que a educação pública avance cada vez mais. Estamos começando a reconstruir degrau por degrau a valorização da escola pública. Fazer leis é apenas um dos papéis do deputado, mas não o mais importante. Um deputado tem que ser a voz da articulação dos segmentos que representa com o compromisso de continuar a luta”, disse.
Comentários
Nenhum comentário | Deixe um comentário »