Mais uma manifestação da ideologia de dominação racial presente em nosso país!  E ainda hoje tem aqueles que  minimizam a presença de um racismo enquanto um fenômeno estruturante da sociedade brasileira.

Abaixo uma carta abaixo assinado elaborada pelos estudantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Maranhão denunciando atitude do professor universitário.

 CARTA ABAIXO-ASSINADO

Nós, estudantes do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, matriculados na disciplina Cálculo Vetorial, informamos que o professor Cloves Saraiva vem sistematicamente agredindo nosso colega de turma Nuhu Ayuba humilhando-o na frente de todos os alunos da turma. Na entrega da primeira nota o professor não anunciou a nota de nenhum outro aluno, apenas a de Nuhu, bradando em voz alta que “tirou uma péssima nota”; por mais de uma vez o professor interpelou nosso colega dizendo que deveria “voltar à África” e que deveria “clarear a sua cor”;em um outro trabalho de sala o professor não corrigiu se limitando a rasurar com a inscrição “está tudo errado” e ainda faz chacota com a pronúncia do nome do colega relacionando com o palavrão “no cu”; disse que o colega é péssimo aluno por que “somos de mundos diferentes” e que “aqui diferente da África somos civilizados” inclusive perguntando “com quantas onças já brigou na África?”. Nuhu não retruca nenhuma das agressões e está psicologicamente abalado, motivo pelo qual solicitamos que esta instituição tome as providências que a lei requer para o caso.

Favor divulgar em todas as redes pois o que está acontecendo aqui é comum em outras Instituições.

Cristina Miranda

Coordenadora do CEN/MA

Leia também a carta com a tentativa de retratação do professor.

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/retratacao-publica-do-professor-cloves-saraiva.html

 

Informações oriundas do Blog Viomundo