Participei ontem como delegado do Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores. Infelizmente a tese da candidatura própria não obteve a maioria dos votos dos delegados e das delegadas. Venceu a tese de apoio do PT a candidatura de Gustavo Fruet. Algumas horas após o final do encontro sistematizei breves reflexões que socializo aqui.
1) O PT é de fato um partido diferente, especialmente pela sua dinâmica de organização do debate interno. Bom ver vários militantes juntos debatendo e definindo os rumos do Partido. Não podemos jamais perder isto. Este talvez seja um dos maiores desafios que temos dentro do PT. De maneira alguma podemos transformar o PT em um partido de poucos donos.
2) Não vou esconder de ninguém a minha decepção com a decisão tomada em nosso encontro. Vejo como um retrocesso o apoio antecipado -já no primeiro turno – ao candidato Fruet do PDT. Entendo que nosso Partido assumiu uma operação de muito risco. Jogamos toda nossa estratégia eleitoral para 2014 nas mãos do PDT e de Fruet.
3) Algumas das principais lideranças do nosso partido, bem antes mesmo da definição do Encontro Municipal deram vários sinais ao PDT da disposição de selar uma aliança efetiva para a prefeitura. Estas lideranças demostraram a disposição de “engolir sapos” e apagar as mágoas de um passado recente, visto a oposição feroz efetuada pelo então deputado federal Fruet contra o governo do Presidente Lula.
4) Não vimos até o momento sinais concretos do PDT em relação a constituição de uma aliança PT-PDT efetiva no que tange a construção de uma plataforma democrática popular com o objetivo de constituir um novo modo de governar Curitiba. Não vimos sinais concretos do PDT de disposição para o enfrentamento aos grupos políticos e econômicos que detêm o controle politico de Curitiba e do governo do Paraná. Muito pelo contrário, os parlamentares do PDT continuam na base de apoio do mesmo grupo em que a aliança PT-PDT pretende derrotar nas eleições.
5) Entendo que o PT vive em Curitiba o seu melhor momento. Temos várias lideranças com importante reconhecimento social e um grande capital politico em virtude do apoio popular aos governos Lula e Dilma .Prestigio este que esta sendo disputado pelos principais pré-candidatos a prefeitura da nossa capital. Abrir mão deste capital politico, é de certa forma abrir mão da nossa história.
O encontro terminou e o nosso PT vai de PDT. Até a Convenção no final de junho muito agua pode rolar. As forças políticas do estado vão se movimentar. Precisamos ficar atentos a estes movimentos. Espero que ao final nosso Partido saia fortalecido. A derrota de ontem pode ser a vitória de amanha. A história é a mãe de todas as verdades.
Por ora, precisamos continuar de cabeça erguida. Fizemos nossa parte. Infelizmente não conseguimos convencer a maioria do nosso partido da importância da candidatura própria. . Nosso PT continua mais vivo do que nunca. Somos PT. Não desistimos!
Lá fora tem um mundo que precisa ser transformado.
Comentários
Nenhum comentário | Deixe um comentário »