No dia 19 de setembro deste ano professores e funcionários sindicalizados à entidade irão eleger a diretoria estadual, as 29 diretorias regionais, o novo Conselho Fiscal e representantes de município.

Em setembro deste ano acontecem as eleições da APP-Sindicato. As inscrições de chapas ocorrerão entre os dias 21 de junho e 20 de julho deste ano. Podem ser candidatos (as) professores e funcionários(a) que tenham no mínimo seis meses de sindicalização até a data da eleição, e no mínimo, 1 ano de exercício profissional em escolas públicas das redes estadual ou municipais.
As chapas inscritas para a diretoria estadual e para as diretorias regionais devem contar obrigatoriamente com a presença de professores e funcionários de escolas, tanto da ativa quanto aposentados.
Para a direção estadual a chapa deve ser obrigatoriamente composta por 24 membros. As regionais por 18 a 24. Cada chapa deve ter  no mínimo, 50% dos cargos  composto por mulheres.
O grupo de oposição APP-Indepedente, democrática e de luta participará do processo eleitoral, apresentando chapas para a direção estadual, direção regionais e conselho fiscal. A APP-Independente apresenta uma nova concepção de organização sindical, a fim de superar o ciclo de perdas que os(as) professores(a) e funcionários(a) de escolas atravessam. Para tanto, defende uma ação sindical independente de partidos e governos , democrática e organizada a partir de cada escola.
Comissão Eleitoral – Na Assembleia Estadual da APP realizada no último dia 03 de junho foi eleita a Comissão Eleitoral responsável para coordenar o pleito. Titulares: Avanir Mastey, Eliana Maria Santos, Joana Amélia Sant´Ana, José Valdivino de Morais, Josias Fagundes , Loni Terezinha Reginatto Dalla Palma, Wilson José Vieira. Suplentes:Anderson Ferreira da Silva, Carlos Donizette Rodrigues da Silva, Claudia Geronazzo, Clotilde Correa Gomes,Eliane Nadalin, Vanessa Fabri.