As dificuldades vividas nas comunidades quilombolas serão o mote deste ano da Romaria da Terra. A 25ª edição da mobilização será realizada neste domingo (15), no município de Adrianópolis, no Vale do Ribeira paranaense. No local, existem 13 comunidades quilombolas. Deste total, apenas oito estão em processo de reconhecimento e nenhuma, até agora, foi titulada.

Com o tema “Quilombo: resistência de um povo, território de vida”, a Romaria quer, como em suas edições anteriores, chamar a atenção da sociedade para “o silenciamento a respeito da história negra” no Paraná, como explica o livreto de divulgação da atividade. Segundo os organizadores, esse silêncio contribui para o abandono dessas comunidades que, de maneira geral, não têm acesso aos serviços de saúde, educação, transporte, saneamento básico etc.

O que muitas pessoas desconhecem é que no Paraná já foi registrada a existência de aproximadamente 80 comunidades remanescentes de quilombo. No entanto, apenas 35 estão certificadas pela Fundação Palmares, a entidade do Ministério da Cultura responsável pelo reconhecimento das comunidades quilombolas no país. O restante continua “a mercê da ineficiência do Estado e das políticas públicas não implementadas”, apontam os organizadores da Romaria.

Quilombo – Diferente do senso comum, que entende quilombo como “um local isolado, formado por negros fugidos”, estudos mais recentes apontam outro sentido. Segundo definição da professora Rosa Acevedo, da Universidade Federal do Paraná, quilombo é “uma forma de ser, de existir. O pertencimento ao grupo emana não apenas de laços de consaguinidade, de origem comum. Os grupos desenvolveram estratégias, acordos, contratos que asseguram vínculos solidários mais fortes e duradouros que a alusão a uma determinada ancestralidade”.

Como participar – A organização da Romaria definiu cinco locais, em Curitiba, de onde partirão os ônibus com destino a Adrianópolis. Para saber mais, entre em contato com os telefone e pessoas listadas abaixo:

:: Paróquia São João Batista – Campo Comprido
Telefone: (41) 3285-1233 | Jair

:: Paróquia Santa Amélia – Fazendinha
Telefone: (41) 3288-4366 | Luzia

:: Paróquia Profeta Elias – Sítio Cercado
Telefone: (41) 3564-2628 | Laureano

:: Arquidiocese Centro – Alto São Francisco
Telefone: (41) 2105-6326 | Irmã Inês

:: Paróquia São Pedro – Xaxim
Telefone: (41) 3346-7475 | Cida

Outras informações:
– Secretariado de Pastorais Sociais: (41) 2105-6326
– Comissão Pastoral da Terra: (41) 3224-7433

Fonte: APP-Sindicato