Comentários sobre entrevista do governador Beto Richa, ontem no Programa Roda Viva

Lamentável!
Ontem à noite assisti atentamente a entrevista do governador Beto Richa, no Programa Roda Viva da TV Cultura. O governador demostrou, durante boa parte da entrevista, despreparo para o cargo, soberba e uma falta de consistência política. Em toda a entrevista vi ,o tempo todo, alguém na defensiva, atacando para se defender. Acusou o governo federal, e o ex-governador Requião pelas dificuldades de seu governo. Sinceramente senti falta de um análise ou uma visão mais original e elaborada dos desafios que a sociedade e governos têm pela frente, ou mesmo , de uma visão mais original da gestão pública.

O governador mostrou dificuldade para enfrentar e entender o contraditório que é uma das marcas de qualquer regime democrático. Quando foi questionado de forma crítica pelo jornalista da Gazeta do Povo, Rogério Galino sobre a nomeação do amigo Ezequias Moreira ( que teve a sogra como funcionária fantasma na Assembleia Legislativa) como um dos seus secretários de governo; e sobre a venda de uma aeronave para uma empresa, que hoje é a mesma que aluga aeronaves para o próprio governo, Beto Richa menosprezou o questionamento tentando desqualificar o entrevistador. Além do mais, passou boa parte da entrevista criticando o governador Requião como se estivesse em um ringue, em um debate entre dois candidatos , e não em um programa de entrevista.

Este despreparo ficou nítido, quando no início da entrevista o governador fez um comentário sobre a importância que a educação tem para o seu governo. Talvez em um ato falho, emendou: “ Enfrentei uma grevezinha de sete dias” .
A tática de menosprezar a ação de outros para enaltecer o seu próprio ego e governo foi no mínimo infeliz. A greve realizada pelos educadores do Paraná foi uma das mais fortes de todo o país. Chegou a alcançar mais de 80% de adesão da categoria. A “grevezinha “ dita pelo governador reuniu em uma passeata em Curitiba quase 30 mil educadores.

Quem coloca a educação como prioridade jamais pode menosprezar a organização daqueles que constroem no chão de cada escola , todos os dias, a educação do Paraná e do país.
Beto Richa deve um pedido de desculpa aos professores e funcionários de escolas do Paraná, e a toda a sociedade.